quinta-feira, 12 de março de 2009

A importância do Instituto Vandick Ponte para famílias carentes.

Desde 2005 que o Instituto Dr. Vandick Ponte vem realizando um trabalhando muito importante para as pessoas portadoras de doenças psíquicas, principalmente para as famílias que não tem condições financeiras de pagar esse tipo de tratamento.

O Instituto não tem fins lucrativos, ele conta com ajuda de voluntários e com empresas que o patrocinam. Esse tipo de ajuda é fundamental para o funcionamento do Instituto, pois todos os tipos de tratamento psíquico requer uma atenção redobrada de todos que fazem parte dessa instituição, e para que tudo funcione muito bem e tenha uma resposta positiva é necessário muito dinheiro.

São poucos os estabelecimento que se propõem a fazer esse tipo de benefício a seres humanos sem um retorno financeiro, por tanto, é necessário o empenho de todo e de qualquer pessoa ou empresas que queiram fazer essa contribuição tão valiosa.

Lucivane Fonseca.

Serviços Prestados as Pessoas com Transtornos Mentais

Segundo os dados oficiais da OMS (Organização Mundial de Saúde ), estima—se que 20% da população mundial pode ser acometida por algum transtorno mental, 20 milhões de pessoas tentam suicídio por ano e 1 milhão de pessoas cometem suicídio anualmente Atualmente, estudiosos tem reconhecido que houve um aumento da população com sofrimento psíquico, em especial ,depressão, transtornos da ansiedade e dependência química.

Com esse índice tão alto o instituto Vandick Pontes desde 2005,vem tentando incluir no mercado de trabalho,pessoas com transtornos mentais no convívio social com uma melhor qualidade de vida,seja na área de lazer e/ou trabalho;são estas pessoas com transtornos que não cometam riscos de vida para si ou para outro que podem serem encaminhadas;e assim tendo o intuito de construir novas perspectivas no campo comunitário.

Pessoas as quais precisam ser acompanhadas por seus familiares, para terem uns melhor resultados do tratamento, pois precisam se sentirem amadas e protegidas,para terem forças de continuarem com o tratamento e tentarem viver uma “vida normal”.


O instituto conta de três programas que são:a clinica de acompanhamento, os programas sócias e a parte cientifica.

A clinica chama-se Unidade de Saúde Mental Ana Carneiro que conta com a ajuda do Hospital Batista; também existe vários programas sociais, entre eles: programa de geração de renda,geração de voluntários, programa avançar em sã consciência,os eventos e a casa de oliveiras; e a parte cientifica que conta com os estudos e pesquisas de transtornos mentais.

Por Roberta Kelma

Os projetos


O Instituto Vandick Ponte que é uma instituição sem fins lucrativos aparece com projetos sociais que mobilizam não só os pacientes, mas a sociedade que está com o coração aberto para uma expectativa de boas ações.
Começando pela moradia, seja ela provisória ou não, a Casa das Oliveiras, como é chamado o lugar, que é um espaço de tratamento para as pessoas com transtornos mentais, onde o indivíduo vai poder conviver com outras pessoas tanto com outros com mesmos problemas e com outros que estão apenas querendo ajudar, possibilitando assim uma boa convivência com a comunidade. Este equipamento residencial terapêutico dará uma melhor qualidade de vida para o portador, junto a família que tem um papel fundamental no tratamento.
O primeiro projeto da instituição foi o programa de geração de renda, a Fábrica de vassouras ecológicas (http://ong-vponte.blogspot.com/2009/03/instituicao-vandick-ponte.html) que com a produção de vassouras ecologicamente viáveis, os pacientes participam fabricando os produtos e satisfazendo os consumidores de forma social e ambientalmente correta.
No Programa Avançar em Sã Consciência, traz jornais, homepage, divulgação de livros, grupo de teatro Nise da Silveira como uma maneira de ampliar as ações, os eventos, as novidades, notícias e ainda promover encontros e empreendedorismo para ONG para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem, ajudam e fazem parte do Instituto.
A sociedade se ver no Programa de Voluntariado, que são pessoas com livre propósito que fazem sua parte na história de cada um do Instituto Vandick Ponte. Os voluntários do PISSAM (Programa de Integração Social em Saúde Mental) – que é representado pelo grupo ASEC (AÇÃO SOLIDÁRIA e ESTÍMULO A CIDADANIA) – tem como objetivo engajar mais pessoas para seus projetos, sejam eles estudantes, profissionais, pessoas da comunidade ou os próprios portadores.
Independente de projetos ou programas os pacientes precisam muito mais que uma simples alimentação ou moradia, precisam de nós para acabar com preconceitos e dar mais vida a estes que tem apenas problemas, e quem não os tem né?!. Como a própria instituição fala: “Você é a nossa maior doação!”

By: flania

sábado, 7 de março de 2009

A Intituição e seu fundador


Historia do fundador Vandick

A instituição foi criada no dia 14 de março de 2005, fundada pelo Dr. Antonio Vandick Andrade Ponte que cedeu seu nome para o instituto sem fins lucrativos. O professor e doutor Vandick, natural de Sobral, no Estado do Ceará, cursou na Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ), no Rio de Janeiro, formando-se em 1933, onde fez sua especialização no Instituto de Neuropsiquiatria da Universidade do Brasil durante 02 (dois) anos na Universidade de Columbia, Nova York e, por 04 (quatro) anos foi pesquisador da Universidade Rochffeller, em Neurociências.

Logo após o seu retorno para Fortaleza, fundou a 1ª clínica particular de psiquiatria do nordeste, em 1938, a Casa de Saúde São Gerardo. Foi fundador também da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), representando o Estado do Ceará, 1966, no Rio de Janeiro e ainda foi fundador da Sociedade Cearense de Neurologia (SOCENE).

Com todas as suas contribuições para a medicina mental foi homenageado com o troféu Sereia de Ouro em 1984, pelo seu destaque na área; homenageado também em 2003 pela ABP pelos mais de 70 (setenta) anos dedicados à medicina e, em particular, à psiquiatria.

Faleceu na madrugada do dia 19 de julho de 2005, aos 93 anos, o psiquiatra e neurologista. Com sua tamanha colaboração na área da medicina hoje há um prêmio chamado Prof. Vandick Ponte – Clínica em Saúde Mental, iniciativa do Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará —NUPEC, como uma homenagem ao médico psiquiatra brasileiro que esteve há mais tempo no exercício da profissão médica na clínica psiquiátrica.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Instituição Vandick Ponte




Instituição Vandick Ponte

A já chamada de ONG Dr. Vandick Ponte, que agora é instituição, foi nomeada devido ao seu sócio e grande colaborador deste projeto, Dr. Vandick Ponte. Em 2007 por necessitar de ampliação e investimentos em seus projetos e atividades que têm foco em portadores de transtornos mentais, virou instituto, participando, organizando e realizando vários comitês e seminários.
O primeiro projeto da ONG foi em 2005, logo quando criada, que foi a Fábrica de vassouras ecológicas. Com uma clara preocupação com o meio ambiente, o projeto possibilita trabalho para pessoas com transtornos mentais graves e vai muito além, proporciona inclusão social, geração de renda, desmistifica o preconceito para/ com a sociedade e com eles mesmos e ainda disponibiliza aos estudantes e profissionais da área de medicina um estudo sobre o projeto e suas conseqüências.
Com base comunitária, o Instituto direciona suas atividades à saúde mental e tem como missão (re) habilitar e estimular a proteção e os direitos dos portadores de deficiência mental de Fortaleza de forma solidária.


“Finalidades da Instituição:
• Promover a saúde mental e efetivar intervenções junto à comunidade política cientifica e social para trabalhar contra o estigma do portador de transtorno mental;
• Desenvolver várias medidas para repensar o cuidado das pessoas portadoras de transtorno mental e a vivência destas na sociedade que os marginaliza;
• Desenvolver atividades de integração da família/cliente, além de intervenções sociais comunitárias;
• Elaborar programas na área de capacitação profissional e de inserção no mercado formal e informal para os portadores de transtornos mentais e familiares de baixa renda;
• Promover eventos externos sociais, culturais, esportivos e/ou de lazer, visando facilitar sua vivência social;
• Estimular a cidadania dos portadores de transtornos mentais através da conquista dos seus direitos;
• Contribuir para o desenvolvimento de novas teorias no âmbito da saúde mental;
• Promover a capacitação técnica de estudantes e profissionais na área da saúde mental através de cursos e ofertas de estágios. ”
(retirado do site da ONG)
flania e edilene