quinta-feira, 23 de abril de 2009

RENDA PRÓPRIA, UM ESTÍMULO AO PACIENTE.

O Instituto Dr. Vandick Ponte, é muito rica em atividades diferenciadas. No bairro Parquelândia existe uma oficina/fábrica que faz parte de um programa que gera renda e no momento essas rendas já alocam 16 pacientes com transtornos mentais graves. A matéria-prima que é usada na fabricação das vassouras é toda de garrafa pet de 2 litros e a renda obtida é toda para os pacientes.
A coordenadora da fábrica, a terapeuta ocupacional Anabelle de Carvalho, fala quer o objetivo do trabalho, é a inclusão social dos alunos e fazê-los crer que aqueles é um ofício normal como qualquer outro. A terapeuta ainda acrescenta que eles é quem fazem o Instituto, é que tem que se adequarem a eles e não o contrário. A terapeuta relata a mudança pela qual os alunos da oficina acabam passando. “É visível a satisfação deles em poder comprar alguma coisa para botar dentro de casa, de poder alimentar um filho. Um deles chegou aqui um dia muito feliz, pois conseguiu comprar uma televisão para o quarto”, diz Anabelle de Carvalhoarem a eles e não contrário.
por Lucivane Fonseca

ESQUIZOFRENIA

De acordo com os dicionários, a esquizofrenia é: s.f . Psicose juvenil ou inicial, os primeiros indícios são desordens na esfera da atividade; perda da iniciativa e da atividade pragmática.Da forma simples: Passar ao período de estado em que o psicopata praticamente se desliga da realidade.
Pode-se dizer que é um quadro de sintomas típicos; que vai desde a alucinações, enganos, desordem de pensamentos até ausência de respostas emotivas aliadas a tensões ambientais e fatores genéticos.
Não se pode dizer que há uma única causa para explicar a esquizofrenia,elas não são de origem pobre ou de fatores ambientais, e sim na maioria dos casos são vitimas de erro no desenvolvimento do cérebro surgido geneticamente. Segundo os especialistas; estes problemas estão sendo encontrados nos fetos em desenvolvimento e não após o nascimento.
A esquizofrenia desenvolve delírios, os tipos mais comuns são de perserguição, onde o individuo pensa que têm alguem lhe espiando ou planejando prejudica-lo de alguma forma, também os delírios de identidade e outros. Existem também as alucinações, que são percepções sem fundamentos com a realidade, essas podem ser táteis,somáticas, visuais, olfativas, sendo que as mais frequentes são as auditivas. Outros sintomas comuns, é quando podem permanecerem impassiveis, e não mostradas nenhuma ou pouca respostas emocionais.


O tratamento segue em sete categorias,classificadas em:


01- Medicações com anti-psicóticos
02- Medicação adicionais para depressão, ansiedade ou hostilidade
03- Terapia com eletroconvulsivos
04- Tratamento psicológicos
05- Intervenções familiares
06- Reabilitação vocacional
07- Tratamento intensivo comunitário

Infelizmente esses pacientes demoram uma media de 10 meses com sintomas sérios antes de receberem algum tipo de atendimento, caso o tratamento fosse começado no estagio inicial da doença, os resultados seriam positivos podendo reduzir o numero de internamentos e também reduzindo o diagnósticos de surtos.
By/ Roberta Kelma

quinta-feira, 16 de abril de 2009

O olhar silencioso e comovente de uma mera aluna de jornalismo ao ver a amplitude de gestos atenciosos e solidários, mas acima de um tudo verdadeiros.

Em uma leitura feita ao blog da instituição Vandick Ponte (http://www.institutovandickponte.org.br/blog/nossa-poetisasaudades-de-suely-silva/), fiquei comovida com a história de vida de uma portadora de transtorno mental, Suely Silva Soares. Com sua história contada como uma biografia. Comoveu-me a tal ponto que ao visitar a instituição Vandick Ponte, procurei de algo mais sobre essa “mulher” vencedora, que não se deixou abater perante a todos os acontecimentos de sua vida.

A visita foi breve, mas com uma grandeza enorme de generosidade das pessoas que lá se encontravam. A amplitude de carinho e atenção que por lá vi, me deixou encantada e cada vez mais instigada a compreender e a conhecer mais e mais da instituição e das pessoas que lá trabalham. O carinho a cada “paciente” que lá chegavam e que lá estavam, me fizeram compreender que a vida está acima de tudo, e que o amanhã depende de cada um, mas contudo também dos outros, que com a ajuda solidária, trata, cura e traz mais esperança em casos que não há onde buscá-la. Conversei com a doutora Veridiana Soares, voluntária desde que a instituição teve seu inicio em 2005. A questionei sobre Suely Silva, e com um olhar de tristeza, mas ao mesmo tempo de alegria, contou um pouco sobre a mesma.
Ao que me relatou, Suely Silva 40 anos; chegou ao instituto com bastante tristeza e apreensão perante a doença que lhe atacara logo após sua viúves. Com sua dor, de saber que era uma pessoal totalmente normal e acordar no dia seguinte com problemas, sem distingui-los quais eram, procurou diversos médicos, porém caros demais para sua condição financeira. Relatou a doutora totalmente comovida pela perca de uma das suas primeiras pacientes. Suely, com a ajuda de amigos conseguiu encontrar a Instituição Vandick Ponte, onde recebeu a atenção e o tratamento que precisava e merecia. Suely Silva era uma pessoa totalmente alegre, mas não se deixou abater perante a doença e conseguiu demonstrar o que antes se ocultava dentro de si. Seu lado poetisa, conquistando médicos e pacientes, com suas convicções e veracidades que cita a doutora, ela conseguiu se reerguer perante a dor. Deixando após sua morte muitos versos que traduzem o que muita gente não vê, ou procura não enxergar perante a sociedade.


PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL

Quer ser meu amigo do peito?
Pois me trate com amor e respeito.
Me trate sem preconceito.
Estou aqui pra dizer
Não tenha preconceito comigo,
Por que hoje sou eu,
Amanhã pode ser você.
Eu gosto de comemorar São João,
Carnaval e o Natal
Gosto de comemorar o
Dia Internacional da Saúde Mental.

Suely Silva Soares.

By/Edilene Coutinho

TRANSTORNOS MENTAIS

A pessoa que tem transtornos mentais, ver e conduz a vida de forma diferente, ocasionando um certo sofrimento psíquico, são pessoas que tem uma relação com o outro, e nessa relação acaba apresentando uma confusão mental, que existe uma dificuldade de viver, ou seja; ter um contato com a realidade, conseguem ter pouco equilíbrio no seu sentimento, exageram neles ou têm uma verdadeira apatia.
Os familiares podem ficar atentos há alguns tipos de comportamento;exemplo: se a pessoa apresenta algum isolamento, ou entra em um estado de mania, assim começam a ter atitudes extremas, colocando a sua vida e a dos outros em risco. Então o essencial é observar os níveis de exageros e dês compromisso em seus atos.
Um ser que sofre com seus problemas psíquico, precisam tomar a medicação; e devem ser acompanhados por uma equipe, entre eles: Neurologistas, psíquiatras, e principalmente ter apoio,carinho e dedicação de seus familiares e lógico, não podendo esquecer os espaços terapêuticos ,por que dessa forma se trabalha a posição do sujeito na vida.E se ele venha tomar somente a medicação,pensando que vai encontrar a cura ,engana-se, por que a tendência é que o nível da doença e a patologia se agravem,caso não haja o acompanhamento terapêutico.
O individuo com transtornos mentais, precisa ser forte e procurar ajuda para expor seus sentimentos, pois jamais podendo guardá-los para si, por que com a comunicação, a equipe que está acompanhando seu tratamento,irá ajuda-lo mesmo com o sofrimento psíquico; assim possa organizar, se recuperar e buscar um outro meio de laço com a sociedade de uma maneira mais produtiva.
By/ Roberta Kelma