quinta-feira, 18 de junho de 2009

TRANSTORNOS MENTAIS NA ADOLESCÊNCIA

O Instituto Dr. Vandick Ponte também atua na área desses tipos de transtornos.
Adolescência é um período de intensas atividades e transformações na vida mental do indivíduo, o que, por si só, leva a manifestações de comportamento que podem ser interpretadas por leigos como sendo doença. Assim sendo, muitas das manifestações ditas normais da adolescência pode se confundir com doenças mentais ou comportamentos inadequados.
Adolescência Normal
A adolescência é a fase da vida em que a pessoa se descobre como indivíduo separado dos pais. Isso gera um sentimento de curiosidade e euforia, porém também gera sentimentos de medo e inadequação. Um adolescente está descobrindo o que é ser adulto, mas não está plenamente pronto para exercer as atividades e assumir as responsabilidades de ser adulto. Também é visível a necessidade do adolescente de contrariar a vontade ou as idéias dos pais. Esse comportamento opositor aos pais acontece em decorrência da necessidade do adolescente de separar-se dos pais, ser diferente deles, para construir sua própria identidade como pessoa. Ao mesmo tempo, o adolescente pode não se ver capaz ainda de se separar desses pais, gerando então nele um sentimento de medo. De um lado a necessidade de separar-se dos pais para ser um indivíduo diferente e de outro lado a dificuldade de assumir a posição adulta (com suas responsabilidades e desejos) levam o adolescente a uma fase de intensa confusão de sentimentos, com uma constante mudança de opiniões e metas, e com um comportamento bastante impulsivo.
Embora haja grande quantidade de conhecimento existente hoje sobre esse assunto, é necessário alertar que muitos dos comportamentos atípicos manifestados pelos adolescentes podem apenas ser uma busca por sua identidade, e não uma doença mental específica.

Dentre os transtornos mais comuns vistos na adolescência, destacam-se os seguintes:

*Transtornos do Humor

É o grupo onde se incluem as doenças depressivas, de certo modo comuns na adolescência, acompanhadas das mais diversas manifestações. Podem apresentar humor deprimido (tristeza) acentuado ou irritabilidade (que por si só pode ser manifestação normal da adolescência), perda de interesse ou prazer em suas atividades, perda ou ganho de peso, insônia ou excesso de sono e abuso de substâncias psicoativas (mais comumente álcool, porém até outras drogas). O tratamento desses transtornos envolve o uso de fármacos (antidepressivos), associados a psicoterapia.

*Transtornos Alimentares

Onde se incluem a Bulimia (ataques de "comer" compulsivo seguidos, muitas vezes, do ato de vomitar) e Anorexia (diminuição intensa da ingesta de alimentos). A pessoa demonstra um "pavor" de engordar, tomando atitudes exageradas ou não necessárias para emagrecer, mantendo peso muito abaixo do esperado para ela. O tratamento desses transtornos envolve uma equipe multidisciplinar (psiquiatra, nutricionista), fármacos antidepressivos e psicoterapia, necessitando em alguns casos de intervenções na família.

*Transtornos do Uso de Substâncias Psicoativas

O uso de drogas, como é conhecido, é um tipo de alteração de comportamento bastante visto na adolescência. A dependência de drogas, que é o transtorno mais grave desse grupo, manifesta-se pelo uso da substância associado a uma necessidade intensa de ter a droga, ausência de prazer nas atividades sem a droga e busca incessante da droga, muitas vezes envolvendo-se em situações ilegais ou de risco para se conseguir a mesma (roubo e tráfico). O tratamento envolve psicoterapia, educação familiar e alguns fármacos, por vezes necessitando internação hospitalar. Esse é o momento de maior atuação do Instituto.

Por Lucivane Fonseca.

ALGUNS TIPOS DE TRANSTORNOS MENTAIS

*Transtornos mentais e comportamentais decorrentes do uso de substâncias psicoativa:*Transtornos

- Transtornos Psicoativos,
- Síndrome de Amnésia,
- Transtornos esquizo afetivos;

* Transtornos de humor

- Transtorno afetivo bipolar,
- Episódio maníaco,
- Hipomania,
- Episódios depressivos,
-Transtornos de humor(afetivos) permanentes;

* Transtornos neuróticos relacionados ao estresse e somatoformes:
-Agorofobia,
-Ansiedade generalizada,
-Transtornos fóbico-ansioso(transtornos do pânico e fobias),
-Transtornos obsessivo-compulsivo.
-Transtornos de ajustamento,
-Transtornos de somatização;
-Reações ao "stress" grave e transtornos de adaptação
-Outros transtornos neuróticos

* Transtornos comportamentais associados a perturbações fisiológicas e fatores físicos:

-Transtornos alimentares,
-Transtornos não orgânicos do sono;

* Transtornos de personalidade de comportamentos em adultos:

-Transtornos de personalidade emocionalmente instável,
-Transtornos de hábitos impulsivos;
-Transtornos de personalidade anti-social

*Síndromes comportamentais associadas a disfunções fisiológicas e a fatores físicos:

-Anorexia nervosa,
-Bulimia nervosa,
-Ejaculação precoce,
-Insônia não orgânica,
-Pesadelos,
-Sonambulismo;


Os tipos de transtornos são vários; mas sempre que achar algo anormal em você ou em alguém que conheça,nunca se desespere e sempre procure orientação médica,somente o médico poderá ajuda-lo da melhor maneira possível.


By Roberta Kelma

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Depressão a doença de difícil diagnóstico.

O Instituto Dr. Vandick Ponte também faz um trabalho muito importante com os portadores dessa doença.
A Depressçao pe uma doença física como outra qualquer, só que desorganiza as reaçoes emocionais. É muito complexa e difícil de ser diagnosticada, pois um de seus principai sintomas se confunde com a tristeza, preguiça, apatia, irresponsabilidade e em casos crônicos com fraqueza e mudança de caráter. Há uma séria de evidências que mostram alterações química no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e em menor proporção, dopamina).
Essa doença é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O tratamento para depressão é essencialmente medicamentoso. Existem mais de 30 medicamentos disponíveis. Ao contrário do que alguns temem, essas medicações nõ são como drogas, que deixam as pessoa eufórica e provocam vício. A terapia é simples, e de modo geral, não incapacita ou entorpece o paciente.
A psicoterapia ajuda o paciente mas não previne o paciente de novos episódios, nem cura a depressão. A técnica auxilia na reestruturação psicológica do indivíduo, além de aumentar sua compreensão sobre o processo de depressão e na soluçaõ de mconflitos, o que diminue o impacto provocado pelo estresse.
por Lucivane Fonseca

BIPOLAR


É considerado uma questão psicótica para ser considerado uma pertubação afetiva.A alternância de estados depressivos é a tónica dessa patologia.Uma pessoa que passa por um diagnostico depressivo e depois de alguns anos passa por uma diagnostico maníaco, isso se chama transtorno bipolar.Esse se chamava de mania, que para a psiquiatria, significa um estado de de humor.

Tem como característica tanto por uma fase de depressão ou por uma fase maníaca, além dos quadros maníacos e depressivos, há também os quadros mistos,ou sejam, sintomas depressivos simultâneos aos maníacos, fazendo com que os médicos se confundam, retardando assim o tratamento.

Tem como tipos o I e o II,sendo que o tipo I, é a forma que o paciente apresenta episódios de mania alternados com depressão, e o tipo II, é quando o ,paciente não apresenta quadros de mania e sim de hipomania com depressão.

Assim ,são enumerados seis tipos de distúrbios bipolares; Existindo dois de fases:
Fase maníaca
Fase depressiva

A causa dessa doença é desconhecida,o que se sabe que pode ser influenciada por incidentes, traumas, problemas, troca de emprego, fim de casamento, morte de pessoa querida.Uma media de 80% a 90% dos casos o paciente apresentam algum histórico familiar.

As alternativas de tratamento, vem com a medicação lítio, como primeira escolha e muitas vezes é necessário acrescentar os anticovulsantes.


By/ Roberta kelma