sexta-feira, 6 de março de 2009

Instituição Vandick Ponte




Instituição Vandick Ponte

A já chamada de ONG Dr. Vandick Ponte, que agora é instituição, foi nomeada devido ao seu sócio e grande colaborador deste projeto, Dr. Vandick Ponte. Em 2007 por necessitar de ampliação e investimentos em seus projetos e atividades que têm foco em portadores de transtornos mentais, virou instituto, participando, organizando e realizando vários comitês e seminários.
O primeiro projeto da ONG foi em 2005, logo quando criada, que foi a Fábrica de vassouras ecológicas. Com uma clara preocupação com o meio ambiente, o projeto possibilita trabalho para pessoas com transtornos mentais graves e vai muito além, proporciona inclusão social, geração de renda, desmistifica o preconceito para/ com a sociedade e com eles mesmos e ainda disponibiliza aos estudantes e profissionais da área de medicina um estudo sobre o projeto e suas conseqüências.
Com base comunitária, o Instituto direciona suas atividades à saúde mental e tem como missão (re) habilitar e estimular a proteção e os direitos dos portadores de deficiência mental de Fortaleza de forma solidária.


“Finalidades da Instituição:
• Promover a saúde mental e efetivar intervenções junto à comunidade política cientifica e social para trabalhar contra o estigma do portador de transtorno mental;
• Desenvolver várias medidas para repensar o cuidado das pessoas portadoras de transtorno mental e a vivência destas na sociedade que os marginaliza;
• Desenvolver atividades de integração da família/cliente, além de intervenções sociais comunitárias;
• Elaborar programas na área de capacitação profissional e de inserção no mercado formal e informal para os portadores de transtornos mentais e familiares de baixa renda;
• Promover eventos externos sociais, culturais, esportivos e/ou de lazer, visando facilitar sua vivência social;
• Estimular a cidadania dos portadores de transtornos mentais através da conquista dos seus direitos;
• Contribuir para o desenvolvimento de novas teorias no âmbito da saúde mental;
• Promover a capacitação técnica de estudantes e profissionais na área da saúde mental através de cursos e ofertas de estágios. ”
(retirado do site da ONG)
flania e edilene

Um comentário:

  1. Preciso de ajuda pois meu sofrimento é grande todos me chamam de maluca moro só com um filhon de 15 anos minha casa esta quase toda destruidanão consigo me arganizar pra nada e não nos entendemos por favor alguem me ajude pois não tenho ninguém para me incentivar ajudar lembrar consultas não consigo administrar meu dinheiro meu psiquiatra briga porque perco consultas pelo amor de DEUS alguem me ajude,só tenho vontade de morrer beatrizsaqua@gmail.com

    ResponderExcluir