quinta-feira, 12 de março de 2009

Os projetos


O Instituto Vandick Ponte que é uma instituição sem fins lucrativos aparece com projetos sociais que mobilizam não só os pacientes, mas a sociedade que está com o coração aberto para uma expectativa de boas ações.
Começando pela moradia, seja ela provisória ou não, a Casa das Oliveiras, como é chamado o lugar, que é um espaço de tratamento para as pessoas com transtornos mentais, onde o indivíduo vai poder conviver com outras pessoas tanto com outros com mesmos problemas e com outros que estão apenas querendo ajudar, possibilitando assim uma boa convivência com a comunidade. Este equipamento residencial terapêutico dará uma melhor qualidade de vida para o portador, junto a família que tem um papel fundamental no tratamento.
O primeiro projeto da instituição foi o programa de geração de renda, a Fábrica de vassouras ecológicas (http://ong-vponte.blogspot.com/2009/03/instituicao-vandick-ponte.html) que com a produção de vassouras ecologicamente viáveis, os pacientes participam fabricando os produtos e satisfazendo os consumidores de forma social e ambientalmente correta.
No Programa Avançar em Sã Consciência, traz jornais, homepage, divulgação de livros, grupo de teatro Nise da Silveira como uma maneira de ampliar as ações, os eventos, as novidades, notícias e ainda promover encontros e empreendedorismo para ONG para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem, ajudam e fazem parte do Instituto.
A sociedade se ver no Programa de Voluntariado, que são pessoas com livre propósito que fazem sua parte na história de cada um do Instituto Vandick Ponte. Os voluntários do PISSAM (Programa de Integração Social em Saúde Mental) – que é representado pelo grupo ASEC (AÇÃO SOLIDÁRIA e ESTÍMULO A CIDADANIA) – tem como objetivo engajar mais pessoas para seus projetos, sejam eles estudantes, profissionais, pessoas da comunidade ou os próprios portadores.
Independente de projetos ou programas os pacientes precisam muito mais que uma simples alimentação ou moradia, precisam de nós para acabar com preconceitos e dar mais vida a estes que tem apenas problemas, e quem não os tem né?!. Como a própria instituição fala: “Você é a nossa maior doação!”

By: flania

Nenhum comentário:

Postar um comentário