quinta-feira, 4 de junho de 2009

Depressão a doença de difícil diagnóstico.

O Instituto Dr. Vandick Ponte também faz um trabalho muito importante com os portadores dessa doença.
A Depressçao pe uma doença física como outra qualquer, só que desorganiza as reaçoes emocionais. É muito complexa e difícil de ser diagnosticada, pois um de seus principai sintomas se confunde com a tristeza, preguiça, apatia, irresponsabilidade e em casos crônicos com fraqueza e mudança de caráter. Há uma séria de evidências que mostram alterações química no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e em menor proporção, dopamina).
Essa doença é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O tratamento para depressão é essencialmente medicamentoso. Existem mais de 30 medicamentos disponíveis. Ao contrário do que alguns temem, essas medicações nõ são como drogas, que deixam as pessoa eufórica e provocam vício. A terapia é simples, e de modo geral, não incapacita ou entorpece o paciente.
A psicoterapia ajuda o paciente mas não previne o paciente de novos episódios, nem cura a depressão. A técnica auxilia na reestruturação psicológica do indivíduo, além de aumentar sua compreensão sobre o processo de depressão e na soluçaõ de mconflitos, o que diminue o impacto provocado pelo estresse.
por Lucivane Fonseca

2 comentários:

  1. A psicoterapia não cura a depressão, não previne novos episodios? O paciente ficará dependente da medicação? A medicação cura a depressão?

    ResponderExcluir
  2. A medicação não cura. A terapia cognitiva ajuda o paciente sim,,, e muito. Cura não existe na medicina mas há um DEUS que cura.

    ResponderExcluir